Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Indicação de filme pela acadêmica Solange Georg

Indico o filme: O Contador de Histórias
O filme conta a história de um menino de 06 anos, chamado Roberto, que foi escolhido pela sua mãe para ser internado numa instituição oficial para menores ( FEBEM) em Belo Horizonte. Na época, pois o filme passa na década de 70, acreditava-se que a intenção dessa instituição era a formação de doutores. Porém, já com 13 anos e ainda analfabeto, Roberto tem contato com drogas e acumula inúmeras fugas, várias infrações e é considerado irrecuperável, até que ele encontra uma pedagoga francesa que mudará pra sempre a sua vida.

Considero um filme encantador! Revela as diversas possibilidades de comunicação, assim como nos possibilita refletir sobre o "irrecuperável", e o quanto um olhar, uma escuta diferenciada podem efetivamente construir novas histórias. Roberto fugiu da FEBEM mais de cem vezes, foi sexualmente violentado, roubou, usou drogas e viveu na rua, mas essa não é sua única história, porque pode transforma-la a partir de uma relação de respeito e amor, sem desistência.

Solange Georg
Décimo semestre Psicologia

Um comentário:

  1. Nossa Solange, me interessei muito pelo filme, parece realmente muito rico, não o conhecia. Vou procurá-lo. Obrigada pela dica.

    Sina.

    ResponderExcluir