Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Indicação de Livro: Professora Juçara Clemens

A  POESIA  DO  ENCONTRO

Você lê poesia? Sim. Que bom. Vai reconhecer sua turma nesse livro. Não? Que tal começar a se aproximar através de quem gosta? Pensei em compartilhar com os leitores do blog o livro A poesia do encontro que li há algum tempo atrás, mas que se faz presente desde então. O livro apresenta o encontro de Elisa Lucinda e Rubem Alves. Ela é poetisa, atriz e cantora e criadora da casa Poema, no Rio de Janeiro, a qual abriga a Escola Lucinda de Poesia Viva. Realiza workshops de interpretação teatral da poesia, com cursos por todo o país. Ele é um intelectual respeitado, educador, teólogo e psicanalista. Muitos livros publicados e traduzidos em diversos idiomas. O encontro dessa dupla se fez através de Gilberto Dimenstein como uma oportunidade para falarem de como a poesia se entrelaçou em suas vidas.
A cada página o leitor vai se sentindo cada vez mais no bate-papo que acontece de um jeitinho informal e convidativo. Rubem Alves faz perguntas a Elisa Lucinda sobre sua trajetória de vida e a poesia e ela apresenta pitorescas histórias. Surge seu encontro com a escrita, com a sonoridade das palavras e as imagens que se constroem quando ao ler se deixava levar pelas sensações e sentimentos.  Mas ele também se apresenta através das idéias que circulam entre ambos como quando expressa “que uma das características importantíssimas da poesia-, a gente tem certeza de que ama a poesia quando diz: ´Eu poderia ter escrito isso, isso é parte da minha carne`”(Lucinda, 2008, p.20).
Interessante é o que Elisa apresenta sobre como a poesia leva a um mundo mágico por meio das palavras, como uma ponte, um portal. Diz ela: “na verdade, pensamos ter escolhido um poema por acaso, mas não é bem assim... se vocês descobrirem que sentem afeto por ele, se isso vier como uma revelação, vocês vão querer ter esse poema dentro de si. Vivam essa experiência, deixem-se envolver pelo poema... o poema vai entrar na memória da gente. A memória é única: sem ela não existe passado, não existe cultura” (p.45-6)
Falar mais sobre esse livro é tirar do leitor o sabor dessa leitura convidativa e instigante. Para Rubem Alves poesia “ é uma questão de olhar. A poesia ensina você a ter olhos para as coisas. Isso significa que uma criança que lê uma poesia e gosta vai ter olhos para o mundo e vai ser um grande aprendiz”(p.50). Salienta como a poesia auxilia a “saborear a arte, a vida... a capacidade de se emocionar... para perceber as coisas mínimas” (p.58-9).
Boa leitura e bons aprendizados.

Juçara é psicóloga e professora universitária.

Lucinda, Alves. A poesia do encontro.Campinas: Papirus, 2008.

2 comentários:

  1. Rubem Alves é sempre delicioso de ler, as vezes controverso (principalmente em suas divagações religiosas), mas lê-lo nunca significa perder tempo.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito bom. O pouco que li de Elisa Lucinda eu gostei. Rubem Alves leio bastante, gosto muito do seu jeito simples de conseguir se expressar tão profunda e belamente. Mesmo quando não escreve propriamente poesia, ele diz das coisas poeticamente.

    ResponderExcluir