Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Resenha do filme "SICKO" por Bianca Klockner

$O$ Saúde!

Sicko é um documentário feito em 2007 pelo diretor Michael Moore, que mostra a realidade do sistema de saúde americano. Além de abordar o modelo utilizado nos Estados Unidos, o documentário o compara a outros países do mundo: Canadá, Inglaterra, França e Cuba.
No Estados Unidos não há um sistema único de saúde pública, o que predomina são os vários planos de saúde, que tem como único objetivo o lucro das companhias e do próprio governo. Planos que grande parte da população não tem condições de pagar e, os que são conveniados têm sérias dificuldades para utilizar os seus benefícios quando este põe em risco o rendimento da companhia.
Para entender e poder fazer uma comparação ao modelo de saúde utilizado em seu país de origem, Moore apresenta modelos de outros lugares. No Canadá, na Inglaterra, na França e em Cuba, o que predomina é o bem estar da sua população. Nestes países a saúde é oferecida gratuitamente e com qualidade, satisfazendo seus contribuintes.
Apesar de o Brasil não ter sido mencionado, o SUS (Sistema Único de Saúde) também é uma ótima proposta de saúde pública. O problema é que na prática, sabe-se que o SUS possui diversos problemas, como filas intermináveis, mau atendimento prestado por seus funcionários, entre outros.
No Brasil se faz necessário colocar a saúde em primeiro plano, uma proposta bem elaborada nós já possuímos, o que falta é aprimorar a prática. Mas, como foi dito no documentário a priorização da saúde e prestação de um bom serviço, torna a população mais saudável e confiante e, talvez não seja exatamente o que nossos governantes desejam. 
Bianca é acadêmica de Psicologia do sétimo semestre.

10 comentários:

  1. Essa é minha amiga!(-:

    Ótima resenha!

    Claudia.

    ResponderExcluir
  2. Excelente documentário, como costumam ser os do Moore aliás...

    Sina.

    ResponderExcluir
  3. Boa resenha e ótima compreensão da temática do documentário. Caberia ainda pontuar que, além da necessidade de aprimoramento do atendimento, também se faz importante uma mudança de cultura por parte da população atendida, que ainda se coloca na posição de "paciente" frente ao serviço prestado, pouco questionando a qualidade do mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de assistir o documentário Sicko, muito bom, estou realmente impressionado. Impressionado em ver como a privatização da saúde pode tornar um serviço, que é um direito dos cidadãos pagadores de impostos, em simplesmente mais um meio de gerar lucros, sem o mínimo de solidariedade e humanismo no atendimento. Tenho que admitir que achei engraçado quando Moore visita os hospitais no Canadá e Europa e fica cada vez mais estupefato conversando com os pacientes. Eles dando risada quando Moore perguntava: e vocês não pagam nada por isso? Enfim, é um documentário para se refletir sobre os sistemas de saúde adotados aqui no Brasil. Infelizmente ainda “os” sistemas, que talvez pela falta de indignação, e ação nossa ainda não tenha se instituído plenamente: saúde como direito de todos e dever de Estado.

    ResponderExcluir
  5. Apesar dos EUA teram os melhores centro diagnosticos, as melhores faculdades de Medicina e mesmo os melhores profissionais.. peca-se pelo descaso para com seus habitantes que são negados os mais básicos direitos. O Brasil também gaba-se de ter um palno de saúde universal a todos os brasileiros baseados na integralidade e hierarquização dos serviços dos mais básicos aos mais complexos,mas que na verdade só funcionam na teoria, pois até nos grandes centros urbanos deixa a desejar. Hospitais sucateados e profissionais mal remunerados que exercem suas atividades no limite de suas capacidades muitas vezes sem a minimo de equipamento necessario para oferecerem um tratamento digno e eficaz aos seus pacientes.

    ResponderExcluir
  6. Hmm is аnyοne else encountering рrοblems with the pictures
    on thіs blog loading? I'm trying to figure out if its a problem on my end or if it's the blog.
    Any responѕes ωould be greatlу aρpreciatеd.


    Feel fгee to visit my site: Wiki.Ohalo.Ac.Il

    ResponderExcluir
  7. Asking questіοnѕ aге genuinеly gooԁ thing іf you
    are not unԁerstanding something totallу, however thіѕ
    article оfferѕ gooԁ undеrstandіng eνen.


    my ωeb blog: potentiomеtеr (http://Wiki.Cmsclan.de/index.php?title=Benutzer:TheoBelto)

    ResponderExcluir
  8. Gοod daу! Τhіs is kind of off toρic but I
    neеd somе adviсе from an established blog.
    Iѕ it dіfficult tο ѕet uρ youг oωn blog?
    I'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinking about setting up my oωn
    but I'm not sure where to begin. Do you have any ideas or suggestions? Thank you

    Also visit my web site wire-Wound resistor

    ResponderExcluir
  9. Heу I knoω this iѕ off topic but I was wondеrіng іf you
    knew of any widgets I could add tο my blog that autοmatіcally tωeеt my newest twіtteг updates.
    ӏ've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

    Here is my webpage; Power rating

    ResponderExcluir