Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Enquete Aberta


Para uma nova série de postagens do blog do Centro Acadêmico tentaremos uma espécie de enquete aberta na qual faremos uma mesma pergunta para vários profissionais e estudantes, dependendo do tema, que serão postadas conforme recebidas.

Achamos que esta será uma série de postagens que enriquecerá muito o blog e representará um grande auxílio aos estudantes que o lêem, bem como aos profissionais,  pois permitirão a expressão de uma diversidade de pontos de vista.

Desde já um muito obrigado de toda a equipe do CAP a todos que participarem.



Estamos começando com a seguinte pergunta:

O psicólogo precisa entender de políticas públicas? Por que?


"Ao meu ver é imprescindível, até porque a tendência hoje é o serviço de Psicologia passar a ser oferecido enquanto política pública. Nesse sentido, a compreensão que eu tenho a respeito do papel do Estado e do oferecimento das políticas públicas enquanto direito ou favor faz toda a diferença em relação ao serviço que eu me disponho a oferecer e à busca ou não pela defesa dos direitos sociais e da cidadania. Elemento importante também é a visão ampliada de saúde: se eu compreendo saúde enquanto algo amplo e dependente de inúmeros quesitos (habitação, saneamento, assistência social, etc., muito semelhante à qualidade de vida), irei ver no acesso às políticas públicas um componente indispensável à saúde, sobretudo das pessoas de baixa renda, incluído aí a saúde mental."


Prof. Msc. Fernando Scheeffer
Psicólogo, especialista em Saúde Mental Coletiva e mestre em Gestão de Políticas Públicas
UDESC Ibirama


"O psicólogo, como qualquer cidadão, deve não somente entender de políticas públicas, como ser protagonista do cuidado para com as mesmas. Quando o cidadão não cuida das políticas direcionadas a ele, alguém vai cuidar por ele. A psicologia tem papel fundamental neste contexto e já está um pouco atrazada quanto a esse protagonismo, quando comparada com outras profissões, como Enfermagem, Medicina e Serviço Social, dentre outras."

Jeovane G. Faria, psicólogo do CAPSad - Jaraguá do Sul/SC


"Sim, o psicólogo precisa estar bem informado sobre as políticas públicas, sejam de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social ou quaisquer outras. O psicólogo trabalha para o benefício da Sociedade e é por meio desses conjuntos de ações denominadas ‘políticas’ que podem ocorrer mudanças significativas no modo como as pessoas vivem nesse país. O psicólogo é o profissional mais capacitado a intervir no fenômeno comportamento, em especial no comportamento humano e infelizmente a sua graduação está desvinculada do exercício profissional, reduzida ao que é indicado que o psicólogo deve fazer. O psicólogo geralmente cumpre função de psicoterapeuta, recrutador e por vezes de recreador. Esses ‘espaços’ ocupados constituem o mercado de trabalho e muitos não sabem fazer algo mais que psicoterapia, intervindo de forma curativa. Essa situação indica que nem ao menos informações sobre as ‘políticas públicas’ estão sendo apresentadas aos alunos de cursos de graduação ou mesmo de especialização pois há mais de um meio de intervir descrito nas ‘políticas públicas’. Examinando brevemente o Sistema Único de Saúde – SUS – mesmo o profissional mais desatualizado identificaria algumas concepções antigas de Saúde Pública. Os três âmbitos de atuação ‘clássicos’ que orientam o SUS não são levados em conta quando o psicólogo está agindo em seu local de trabalho, em geral ele está a ‘consertar coisas’. Poucos são os que estão envolvidos no planejamento de ações que evitem que essas ‘coisas’ ocorram. O psicólogo pode, e deve intervir de modo que as ‘políticas públicas’ sejam implementadas para melhorar as condições de vida da população. Isso já ocorre de modo incipiente e com ênfase ‘curativa’, ainda falta muito para que ocorra por meio de ‘prevenção’ ou ‘promoção’".

Carlos R. Rohrbacher, psicólogo do Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil - Jaraguá do Sul/SC

4 comentários:

  1. Concordo com o Fernando, psicologia e política pública precisam caminhar lado a lado. E para oferecermos um serviço de qualidade se faz preciso um entendimento a fundo das políticas públicas, sua história e seu papel para a promoção da saúde e do bem estar dos indivíduos e para a construção de uma sociedade melhor que esta que nos encontramos.

    ResponderExcluir
  2. Políticas Públicas representam o modo como o Estado organiza a vida das pessoas, evidente que disto o psicólogo precisa entender

    ResponderExcluir
  3. O Psicólogo precisa muito conhecer as políticas públicas!Como disse o Jeovane, se não cuidarmos das políticas públicas direcionadas à nossa categoria, alguém irá cuidar por nós e este alguém, muito provavelmente, não agirá de forma a atender às necessidades e expectativas da classe. Além disso, se o Psicólogo não se inteirar das políticas públicas, fatalmente será conivente ao atual cenário, deixando assim de cumprir o papel de promotor de saúde, já que saúde, como lembrou o Fernando, engloba diversas áreas.

    ResponderExcluir
  4. Penso que seja de enorme importantancia a questão respondida pelos três. Afinal, como já foi dito, os serviços públicos oferecidos nas várias áreas são um dever do estado e um direito de cada um de nós. E o Psicólogo como profissional cada vez mais atuante nesse campo, tem a responssabilidade de conhecer muito bem quais as possibilidades e quais as fragilidades desse sistema, para que assim possa se mobilizar e aos outros da categoria, no intuito de protagonizar mudanças, contribuindo assim para melhores serviços e políticas que realmente visem o bem estar social.

    ResponderExcluir