Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Produção Acadêmica em Pauta

       É com alegria e satisfação que o Blog do CAP Michel Foucault lança aqui uma série de artigos escritos por estudantes cursando semestres diversificados e abordando assuntos correlacionados a um tema geral. Á esta série de postagens chamaremos “Produção Acadêmica em Pauta”.
        Nesta primeira série serão publicados os artigos, na seguinte seqüência e abordando os seguintes sub-temas, dentro do primeiro grande tema definido pelo Centro Acadêmico como Psicologia e Saúde Mental:

Cláudia Daiana Borges: Reforma Psiquiátrica
Mônica Sadowski: Drogadição e Serviços Públicos
Jean Paulo da Silva: O Sistema Único de Saúde – SUS

      Como mini discurso de inauguração apenas citamos parte do importante documento na história da Saúde Mental Mundial, a Carta de Otawa (1976, Canadá):

       
    “A saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como importante dimensão da qualidade de vida. Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer como prejudicar a saúde. Assim, as ações de promoção da saúde objetivam, através da defesa da saúde, fazer com que as condições descritas sejam cada vez mais favoráveis [...] e que as escolhas saudáveis sejam as mais fáceis”.

2 comentários: